segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Sacola de bioplásticos

As sacolas produzidas pela Lukaflex utilizam milho e batata na composição do plástico biodegradável.

Essas matérias-primas, uma vez utilizadas na fabricação do “biopolímero”, possibilitam a completa decomposição das sacolas na natureza após um processo de compostagem.
Hoje, a matéria-prima é importada da Bélgica e da Inglaterra, mas há um projeto para a construção de uma indústria em Bauru, no interior de São Paulo, que irá fabricar o biopolímero utilizando mandioca.
Em função da pouca demanda, o preço da sacola biodegradável ainda é muito alto para o lojista, quando aumentar a procura, o mercado ficará aquecido e mais empresas irão fabricar o produto, e consequentemente mais indústrias vão fabricar a matéria-prima e a concorrência é baratear o preço final.
Cada sacola biodegradável custa hoje R$ 1,20, enquanto a de plástico sai por R$ 0,46. Entretanto, ainda existe um preconceito na compra de sacolas ecologicamente corretas, muitas pessoas ainda não levam as recicláveis e optam pela de plástico novo.
Outro ponto importante é a enorme necessidade de se criar usinas de compostagem no Brasil, para poder dar a destinação correta às sacolas. Muito ainda temos a fazer, mas a melhor notícia é que o Brasil já acordou para esta questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário